Diversos são os benefícios sociais e trabalhistas previstos em lei para os brasileiros, como abono salarial, seguro-desemprego, Bolsa Família, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Nada melhor do que ter o saldo de todos estes benefícios concentrados em um único lugar.
Por isso, foi criado o Cartão Cidadão. E para você entender como ele funciona, quem tem direito e como emitir, confira a seguir.
O que é o cartão cidadão?
O Cartão do Cidadão foi criado por uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e o governo federal e é destinado para quem possui benefícios trabalhistas e/ou sociais disponíveis para saque sem ter uma conta na Caixa. Assim, a emissão do cartão está diretamente vinculada à existência de benefícios a receber.
Nos casos dos que possuem uma conta individual na Caixa, poderá ter o benefício creditado de forma direta, não sendo preciso emitir o Cartão Cidadão.
Para que serve o cartão cidadão?
O cartão cidadão tem como objetivo facilitar o acesso e garantir o recebimento dos benefícios sociais e trabalhistas, como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), abono salarial, Bolsa Família e seguro-desemprego, por exemplo.
Além disso, ele pode ser utilizado em todos os canais de pagamento que possuem autorização da Caixa no país.