A Cruz Vermelha Brasileira integra a maior rede de ajuda humanitária do mundo. É uma das 190 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário.
É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política.
No Brasil está presente em 18 estados. Seus voluntários dizem que, para minorar o sofrimento da população, sempre são os primeiros a chegar e os últimos a sair.
O voluntariado é um dos princípios da instituição que teve o sanitarista Oswaldo Cruz como primeiro presidente. Antes de começar a atuar, todos passam por um Curso Básico de Formação Institucional e por um treinamento de Comunicação Operacional.
Baseado em todo esse histórico, a CVB deseja expandir suas ações para ajudar a população vulnerável, por meio da Loja CVB: uma loja física e virtual, na qual todas as pessoas poderão adquirir produtos oficiais, patenteados pela instituição, além, é claro, de apoiar nas ações humanitárias que fazemos em todo o Brasil.
MISSÃO
Agir, em caso de guerra, e preparar-se, na paz, para atuar em todos os setores abrangidos pelas Convenções de Genebra e em favor de todas as vítimas de guerra, tanto civis como militares;
Contribuir, para a melhoria de saúde, prevenção de doenças e o alívio do sofrimento através de programas de treinamento e de serviços que beneficiem a comunidade; adaptados às necessidades de peculiaridades nacionais e regionais, podendo também, para isso, criar e manter cursos regulares, profissionalizantes e de nível superior;
Organizar, dentro do plano nacional, serviços de socorros em emergências às vítimas de calamidades, seja qual for a causa;
Recrutar, treinar e aplicar o pessoal necessário às finalidades da instituição;
Incentivar a participação de jovens voluntários nos trabalhos da Cruz Vermelha, qualificando-o às finalidades da instituição;
Divulgar os princípios humanitários da Cruz Vermelha, a fim de desenvolver na população os ideais de paz, respeito mútuo e compreensão entre todos os homens e todos os povos.